• Vanuza Matos da Silva - Responsável

Balsa – Escola

Única unidade móvel fluvial do Senac no Brasil, a Balsa Escola é um projeto de democratização da educação profissional para os municípios desse imenso Amazonas. “uma escola sobre as águas que atende aos princípios da educação flexível”.

A sua estrutura física abriga 04 laboratórios que suprem às demandas dos segmentos mais solicitados pelos municípios parceiros, são eles:

  • Laboratório de Informática com capacidade para 20 alunos oferece cursos destinados a formar profissionais no segmento de tecnologia e comunicação;
  • Laboratório de Saúde, que permite a oferta de cursos de capacitação e programas de ações extensivas, destinados a melhorar a formação dos moradores, assim como pequenas campanhas e ações de prevenção de doenças;
  • Laboratório de Beleza possibilita formação de Cabeleireiros, Manicures e Maquiadores. Nele também são realizadas Oficinas diversas, promovendo geração de renda a curto prazo e fomentando empreendedorismo local;
  • Laboratório de Turismo e Hospitalidade promove a formação de garçons, cozinheiros e atendentes de lanchonete, além da oferta diversificada de programas sócioprofissionais e promoção de ações para disseminar conhecimento e boas práticas na manipulação de alimentos.

Possui também um ambiente que se transforma em um mini auditório onde são oferecidos os cursos dos segmentos de Gestão e Comércio extremamente necessários, uma vez que a oferta de emprego para a área administrativa seja no serviço público ou privado é sempre constante.

A Balsa Escola representa uma possibilidade ímpar para o exercício do direito do cidadão à educação, trabalho e renda, dignificando seus valores, ampliando seu potencial, permitindo geração de renda e construindo horizontes para novas oportunidades.

Desta forma, o Senac vai cumprindo sua missão institucional de “Educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”, em uma perspectiva de inclusão que extrapola apenas seus espaços fixos.

Informações da Unidade

Considerando que são unidades itinerantes não possuem locais fixos. Sua utilização em municípios e na capital é feita através de contrato de parceria. Para ter acesso os parceiros interessados, como as Prefeituras Municipais, deverão entrar em contato com o SENAC, através da Gerência de Projetos Especiais

Contato:(92) 3216-5751 / 3649-3750