Sobre o curso
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) há, no Brasil, um grande potencial de expansão das exportações da indústria têxtil e de confecção. O país representa a quinta e a quarta maior produção mundial dos setores, respectivamente, gerando 1,7 milhão de empregos diretos, dos quais 75% são mulheres . Em 2017, o total de contratações realizadas pela indústria de transformação no país, no período de janeiro a julho, correspondeu a 21,6 mil postos de trabalho com carteira assinada .
Ao mesmo tempo em que cresce a presença dos importados no abastecimento do mercado brasileiro, o que representa uma ameaça à competitividade da indústria brasileira, dentro e fora do país , o segmento de vestuário estima que até 2025, sejam criados mais de 300 mil postos de trabalho em resposta às demandas das mais de 30 mil indústrias têxteis nacionais, aumentando assim, as exportações, os postos de trabalho e o faturamento .
De acordo com o contexto apresentado o costureiro ocupa importante espaço na cadeia produtiva, seja em ateliês ou grandes confecções, podendo, ainda, exercer o ofício em casa ou atendimento em domicílio. Para quem pretende ingressar na profissão ou já se encontra atuando é, portanto, imprescindível investir em qualificação, haja vista que, além das técnicas de costura, é necessário se relacionar com clientes e fornecedores, buscando atender e antecipar diferentes demandas. Isto justifica a oferta da qualificação profissional de Costureiro, pelo Senac, de forma a desenvolver profissionais que atuem com competência, com foco em resultados e na prestação de serviços com qualidade e sustentabilidade.