Sobre o curso
A primeira iniciativa de formação profissional de Cozinheiro, no Brasil, foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em 1963, com a criação do curso básico de Cozinha. Com o início da capacitação de profissionais do setor de Alimentos e Bebidas, o Senac caminhou com o mercado nas tendências e em seu crescimento.
No Brasil, segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. A Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estima que o setor represente, hoje, 2,7% do PIB brasileiro. Já a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) destaca que o setor tem crescido a uma média anual de 14,2%2.
Todo este crescimento e potencial de mercado exige a formação de profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas, desde um restaurante até uma cozinha industrial, que saibam aprimorar as técnicas de cozinha, que conheçam as características dos alimentos e da cultura gastronômica regional e internacional
O Senac, considerando o cenário descrito acima, oferece a Qualificação Profissional de Cozinheiro, em consonância com sua Proposta Pedagógica e compromisso com a formação integral do profissional cidadão.