Sobre o curso
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), o Brasil possui a maior cadeia produtiva integrada do Ocidente, produzindo das fibras às confecções. Emprega aproximadamente 1,7 milhão de pessoas, o que representa, respectivamente, 13,15% dos postos de trabalho e cerca de 5,7% do valor total da produção industrial de transformação , . Segundo a empresa especializada em pesquisas para o setor têxtil, Gherzi , em 2020, o mercado global de têxteis e confecções deve atingir US$ 1,7 trilhão contra US$ 1,5 trilhão, em 2014. A projeção mostra aumento do consumo per capita de fibras têxteis e de roupas, especialmente nos países emergentes. As empresas do setor têxtil e de confecção no Brasil estão distribuídas em toda a sua extensão, em algumas regiões mais concentradas e identificadas como polos têxteis. O crescimento da população, bem como a clara relação com o crescimento do PIB aumentou o consumo de fibras têxteis em 13%, desde a década de 1970. Em sintonia com o crescimento da indústria está o varejo de moda no Brasil, que deve crescer de 1% a 2% ao ano, nos próximos anos .
As perspectivas de desenvolvimento e crescimento do setor diante de um cenário econômico e político incerto, que ora recua, ora avança, reforça a importância de prepararmos o setor produtivo nacional com qualidade, para favorecer seu crescimento, além de suprir uma defasagem deste profissional no mercado de trabalho.
Na cadeia produtiva, o Modelista é o profissional que faz a ligação entre os setores de criação e produção das peças do vestuário. A partir dos seus conhecimentos e da habilidade de interpretação dos modelos, desenvolve modelagens para peças do vestuário com estruturas que primam pela vestibilidade e beleza. Nos ateliês, produz peças sob medida para os consumidores. No mercado profissional, são valorizados os profissionais críticos, focados na excelência de caimento e vestibilidade da roupa. Pode, ainda, exercer o ofício sem sair de casa ou atender a domicílio. Para quem pretende ingressar na profissão ou já está atuando é, portanto, imprescindível investir em qualificação, uma vez que, além das técnicas de modelagens, é necessário se relacionar com clientes e fornecedores, visando atender a diferentes demandas, com foco em resultados, com qualidade e sustentabilidade.