Sobre o curso
Com a democratização do acesso às Tecnologias da Informação, o índice de domicílios que utilizavam o computador para acesso à internet em 2018, era de 46,5 milhões, o que representa 39% do total de domicílios em todo país, segundo dados do CETIC. Já o IBGE sinaliza que de 2016 para 2017, o percentual de utilização da Internet nos domicílios, independente do dispositivo utilizado, subiu de 69,3% para 74,9%, ou seja, três em cada quatro domicílios brasileiros possui acesso à internet. Foi um salto de 5,6 pontos percentuais, em um ano. Na área urbana, esse percentual de utilização cresceu de 75,0% para 80,1% e na área rural, de 33,6% para 41,0%, estes índices foram atingidos graças ao uso de dispositivos móveis.
Neste sentido, a Brasscom através do seu relatório setorial informa que em 2018 o setor de tecnologia da informação foi responsável por 7% do PIB brasileiro e por 1,52 milhões de postos de trabalho. A pesquisa também apresenta uma projeção de demanda de mais de 55 mil profissionais de nível técnico até 2024, ano em que, a meta de dobrar o setor de tecnologia da informação deverá ser atingida no Brasil.
Tendo em vista essa realidade surge a necessidade de profissionais habilitados a resolverem situações relativas ao diagnóstico, suporte e reparos em hardware (periférico) e software (sistema operacional e aplicativos), identificando problemas em placas eletrônicas e realizando a instalação de redes de computadores, justificando assim, a oferta do curso ora proposto.