Notícias Detalhes

  • 07/06/2019

Artesão ensina ‘sucatrônica’ na Semana do Meio Ambiente do Senac AM

  • 07/06/2019

José Denizal de Melo Filho transforma sucata em objetos eletrônicos

O workshop do artesão José Denizal de Melo Filho, realizado durante a Semana do Meio Ambiente do Senac Amazonas, mostrou aos alunos como produzir objetos eletrônicos com sucata. A programação da semana encerrou nesta sexta-feira (7) e contou com a parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Intitulado “sucatrônica”, a técnica desenvolvida pelo artesão usa dos conhecimentos de eletrônica e da robótica para criação objetos eletrônicos a partir de sucata. Para construção das obras são usados baterias, celulares, fios, CDs entre outros objetos que seriam descartados no lixo.

Segundo a bibliotecária do Senac, Rozineide Amorim, a atividade faz parte da agenda 2030, que prevê ações que mobilizem a sociedade em prol de melhorias da qualidade de vida. Nesse sentido, a preservação do meio ambiente e a reciclagem contribuem com isso.

“A biblioteca vem realizando em todas as unidades do Senac atividades de conscientização para os cuidados com o consumo exagerado e destinação correta do lixo. Incentivamos  alunos e colaboradores a terem boas praticas diárias, evitando o desperdício com: agua, luz, alimentação, papel. E obterem o habito de reaproveitar e/ou reciclar o que for possível”, finaliza.