Notícias Detalhes

  • 23/08/2019

Alunos Senac participam da 3ª edição da Feira Internacional de Vinhos da Amazônia

  • 23/08/2019

Nesta semana, o Senac AM participou da 3ª edição da Fiva (Feira Internacional de Vinhos da Amazônia) considerada a maior feira de vinhos da região amazônica. O evento foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus. O circuito de degustação contou com a presença de 20  vinícolas exportadoras e empresas correlatas, com mais de 250 rótulos nacionais e importados. Um dos objetivos da Feira é popularizar o consumo de vinhos proseccos, espumantes, cavas e champanhes na região amazônica.

A organizadora do evento, Gizelly Rebelo, destaca que a cada edição aumenta o público participante, o que vai ao encontro com a proposta da Feira. “O projeto visa promover o conhecimento, a degustação e a quebra de alguns paradigmas, que muitas vezes colocam o vinho como uma bebida que não é acessível e sendo imprópria para a região. Hoje, temos aqui na feira, mais de 250 rótulos em exposição entre nacionais e importados que podem ser consumidos em qualquer região do Brasil, principalmente, a amazônica”, esclarece Gizelly. A expectativa de público nos dois dias de evento era de 1000 pessoas.

O Centro de Turismo e Hospitalidade (CTH) do Senac AM, em parceria com a organização da Fiva, propiciou a  10 alunos do curso de garçom, a participação no evento como assistentes dos expositores. Alessandra Ramos, gerente do CTH, explica a importância da presença dos discentes Senac na exposição. “Trouxemos os alunos do curso de Garçom para eles adquirirem vivência e experiência em trabalhar nos eventos, ao mesmo tempo, lidarem com o público fornecendo informações sobre como abrir um vinho, qual a carne para melhor harmonização, entre outros aspectos inerentes à profissão”, afirma.

A gerente acrescenta que os expositores são, em sua maioria, empresários dos ramos de gastronomia, bares e restaurantes, e que possuem a necessidade de contratar profissionais com a capacitação oferecida pelo Senac e a oportunidade de participar da feira significa para os alunos, uma forma de encaminhamento para o mercado de trabalho oferecida pelo Senac AM.

A supervisora do Centro de Turismo e Hospitalidade Senac, Aline Niewiorowski, enfatiza que o curso de garçom da instituição é oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade, ou seja, o aluno não paga pelo curso. “Os estudantes são de baixa renda e muitas vezes esta é a primeira oportunidade que eles têm de participar de uma feira e criar um networking (rede de contatos) com o público deste segmento (enólogos, enófilos, sommelier). O contato com os expositores também é fundamental, pois o comportamento do aluno pode gerar uma admissão futura no mercado de trabalho”, comenta Aline.

No segundo dia da Feira Internacional de Vinhos da Amazônia, 13 alunos do curso de gastronomia da Faculdade de Tecnologia Senac AM (Fatese) participaram do evento acompanhados das professoras Yamile Lopes e Rosane Cavalcante e do docente de enogastronomia da Faculdade Senac, Antônio Carlos.

A diretora acadêmica da Fatese, Karla Bessa, considera importante a participação dos alunos na feira. “É uma oportunidade única, pois são eventos que não ocorrem com muita frequência no estado e em uma feira como essa, o conhecimento adquirido sobre vinhos, queijos e harmonização propicia aos alunos uma experiência ímpar. Fora, o contato com produtores e fornecedores de vinho que foi extremamente proveitosa, em resumo, foi uma atividade que gerou muito aprendizado”, enfatiza Karla.