Sobre o curso
Você irá aprender:
Aplica as técnicas de comunicação, colaboração, inovação e criatividade nas práticas de trabalho, em conformidade com as demandas da organização.
• Processo de comunicação: elementos da comunicação; relação entre comunicação, linguagem e expressão; barreiras ou ruídos comunicacionais; escuta ativa.
• Linguagem: tipos, características e funções.
• Linguagem oral: técnicas de expressão oral; qualidade, tom, ressonância e intensidade da voz; uso da entonação, ritmo, ênfase e pausa na fala.
• Linguagem corporal: técnicas de expressão corporal; significados dos movimentos, posturas e gestos.
• Expressão facial: estado emocional; influência do contexto; expressões voluntárias e involuntárias; intenções e reações.
• Comunicação no ambiente de trabalho: características da comunicação organizacional; formalidade e informalidade nas linguagens verbal e não verbal.
• Comunicação no ambiente digital: práticas e formas de interação nas plataformas on-line; comunicação e imagem pessoal nas redes sociais.
• Os pilares da colaboração: modelo 3C – comunicação, cooperação e coordenação.
• Trabalho em equipe: trabalho coletivo versus trabalho colaborativo; diferença entre grupo e equipe; características de uma equipe – objetivo comum, partilha de responsabilidades, interdependência das ações, habilidades e competências complementares e construção de identidade.
• Convívio interpessoal: diversidade humana; valorização de equipes plurais e multiculturais; barreiras à colaboração; liderança colaborativa.
• Negociação de conflitos: escuta ativa; estratégias de negociação; tomada de decisão compartilhada e busca de consenso.
• Inteligência coletiva: colaboração em rede; paradigma da abundância e da escassez; ferramentas colaborativas.
• Criatividade: características; aplicação no mundo do trabalho; quatro pilares da criatividade (problema, repertório, conexão, erro e aprendizagem).
• Etapas da resolução criativa: imersão, análise, ideação.
• Estrutura do pensamento criativo: pensamentos divergente e convergente.
• Ferramentas de criatividade: fontes e referências para inspiração; mapa mental; brainstorming; improvisação.
• Inovação e atitude empreendedora: relação entre esses conceitos; aplicação no mundo do trabalho.