Como funciona a CPA?
A estruturação da comissão é feita da seguinte forma:
- Primeiro, são definidos os membros da comissão que são representantes do Corpo Docente, do Corpo Discente, do Corpo Técnico Administrativo e da Sociedade Civil Organizada;
- Em seguida, são definidos os critérios que vão orientar a coleta de dados e, posteriormente, a elaboração dos relatórios;
- Após a composição dos questionários, eles são distribuídos para toda a comunidade acadêmica, para a coleta dos dados dentro de um prazo preestabelecido;
- Os dados são organizados e consolidados, para serem divulgados;
- Os relatórios são elaborados e encaminhados à CONAES e ao INEP, para concluir a etapa da autoavaliação do processo de qualificação; e,
- Por fim, a gestão utiliza os dados e os relatórios para desenvolver estratégias de melhoria institucional.
Quais as atribuições da CPA?
Coordenar a avaliação, planejar as ferramentas, coletar os dados, organizá-los, elaborar o relatório e encaminhá-lo para os órgãos que realizam a qualificação. O ideal é que as reuniões da CPA sejam mensais e o relatório seja emitido com periodicidade anual, para haver tempo hábil de implantar e analisar as modificações constatadas nos relatórios anteriores.